A discrepância entre o
trabalho que o professor idealiza e aquele que ele de fato realiza é imensa.
Uma coordenação que trabalha pela aproximação do professor com a sua turma de
adolescentes coopera para diminuir a distância entre o trabalho idealizado e
aquele realizado. Portanto, é uma atuação profissional muito eficiente. No
entanto, neste relato, o professor conclui que isto é uma questão de sorte.
“Houve um dia no qual anunciaram um alinhamento de planetas
em que haveria uma forte energia em direção a Terra e que, neste momento (um
horário específico no turno da tarde), todos deveriam mentalizar coisas boas e
meditar, para que as energias negativas do mundo fossem diminuídas. Diante
desta conversa esotérica, uma turma que eu tinha, inteira de adolescentes,
resolveu que iria sair da aula no horário previsto para fazer uma enorme
meditação no pátio. Só que foi durante a minha aula, e eu fiquei furioso! Falei
que iria tirar ponto de todo mundo que fosse meditar. Contudo, a turma INTEIRA
começou a cantar "Hare Krishna hare hare". A coordenadora veio ver o
que estava acontecendo. Como ela era muito querida pelos alunos, todos se
acalmaram. Então, um aluno sugeriu que eles fizessem um trabalho em casa para
nota para eles poderem sair juntos para fazer a tal meditação. A coordenadora e
eu acabamos aceitando a proposta dos alunos. Foi ótimo. A partir de então a
minha relação com a turma se tornou muito boa! É difícil saber qual é a hora
certa para se ter pulso firme e para ceder. Desta vez, acho que tive sorte por trabalhar
com uma coordenação tão carismática.”
Você concorda que um
professor de ensino privado depende da sorte para fazer um bom trabalho? Você
tem alguma história para compartilhar?
Eu concordo! Tem escola particular que as coordenadoras e a diretoria tratam os professores como empregados. Daí, os alunos também! Eu trabalhava nesta escola há poucos meses, a coordenadora entrou na minha sala e disse que mais um aparelho de som tinha sido quebrado e que o valor do aparelho seria dividido entre as professoras, sendo descontado do nosso salário. E ainda falou “A diretora está certa em fazer aqui como faz na casa dela, com suas empregadas: quebrou tem que pagar!” Eu respondi que achava um absurdo ela achar aquilo certo. Eu disse “Você é a coordenadora, tem que apoiar as professoras!”. Procurei outro emprego. Saí de lá! Mas hoje desconfio que a coordenadora fez isto porque queria me fazer pedir demissão, elas são orientadas a manipular as pessoas, e a escola gasta dinheiro para demitir ... Quando não gosta de um professor, cria caso para forçar o professor a pedir demissão!
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