domingo, 7 de agosto de 2016

Vender salgadinho, abrir um restaurante, um salão de cabeleireiro ou uma escola?

A sala de aula na escola-empresa não é mais para ensinar e aprender. Eu entendo como uma fonte de renda, como vender salgadinho ou abrir um restaurante, um salão de cabeleireiro ou uma escola. O professor fica no lugar de um incapaz. Incapaz de tomar decisões, incapaz de tomar conta da sua turma, uma pessoa que precisa de instrução, e não de desenvolvimento técnico e pessoal. A sua capacidade de decisão é cerceada, por meio de um controle absoluto da sua atividade, da sua prática, tal qual acontece em uma fábrica de porca e parafuso. Eu sinto uma mudança de filosofia, de qual é a importância daquilo que está acontecendo em sala de aula. E esta mudança é do pensamento pedagógico para o pensamento mercadológico.  Com esta mudança de eixo você transforma toda a essência do trabalho e dos resultados, o que deveria ser voltados para o aprendizado se torna mercadológico. Eu penso que daí resulta uma influência direta, e reta, e prejudicial aos alunos, e ao bem-estar psicológico e físico dos professores. Estas dinâmicas impactam o meu bem estar físico e psicológico porque a gente vive em um estado psicologicamente massacrante, de pressão o tempo todo, E um constante questionamento sobre se a gente está no lugar certo ou não, se a gente gostaria de estar no lugar onde está. Isto dá uma sensação de insegurança. Não só em relação ao que a empresa tem a oferecer não, mas, em relação ao que eu quero com isto. Os meus questionamentos ficam em torno do viés pedagógico, dos objetivos pedagógicos, e dos motivos pelos quais eu escolhi ser professora. E fisicamente, a gente fica exaurida, porque enquanto a cabeça está tentando entender esta dinâmica toda, fisicamente a gente tem que estar jogando nas 11!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário de modo anônimo!