sábado, 13 de agosto de 2016

Existe mais resistência, mais capacidade de discutir

“Eu me formei em 1984, a ditadura acabou em 85. Então, era uma coisa quase que natural naquele momento. E aí, é estranho imaginar que o que aconteceu ao longo desses anos foi ao contrário assim, a gente vive em tempos democráticos, mas este envolvimento político foi diminuindo, diminuindo. E chega agora, este tipo de pressão, que as escolas fazem, a reação é quase nenhuma, as pessoas não querem se expor, não querem se colocar. Aí, a gente entende também. É uma crise, a pessoa tem medo de não arrumar outro lugar e tal, mas eu acho que em função dessa história, que eu vivi, as pessoas da minha geração são mais capazes de resistir. Eu acho que existe   mais resistência, mais capacidade de discutir e dizer ‘olha, isso aí não tá legal! A gente tem uma demanda de trabalho cada vez maior. Coisas que, quando eu comecei no magistério, a gente entregava as notas e tinha alguém na secretaria que fazia todo o restante. Agora a gente mesmo faz tudo. Porque vai modernizando com a tecnologia. Agora você digita tudo no sistema, dentro de um prazo para digitar Esta tecnologia vai criando mecanismos de você trabalhar em casa. Eles dizem que a vantagem é que a gente pode fazer de casa, de casa você manda. Aí, você produz o material e envia para a escola para ser reproduzido. Na escola em que eu trabalho a gente tem uma resistência maior. Os professores já estão há bastante tempo na escola. Uma vez, a coordenadora pediu para a gente mandar, através do google docs, um comentário sobre os alunos. Os professores disseram: deixa o sindicado discutir a respeito deste tipo de trabalho para a gente então fazer isto. Senão, a gente conversa a respeito dos alunos durante a reunião’. Aceitaram a nossa posição, mas tentaram fazer deste trabalho extra feito em casa uma coisa natural. Parece ser mais tranquilo e até mais natural os professores do ensino médio terem este envolvimento maior, não sei bem porquê.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário de modo anônimo!