terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O que a escola quer nem sempre é o que o professor quer!

Existe um conflito de interesses entre o ensino que é regulado pela lei de mercado e aquele que é orientado pelo valor social que lhe é legítimo. A educação que visa o lucro não se curva à mesma lógica daquela que almeja incluir todos os alunos no processo de aprendizagem de uma turma. O relato que segue expressa a difícil posição do professor diante desta contradição.

“A escola privada visa o lucro, o professor visa fazer um bom trabalho. A escola quer um professor obediente, o professor quer falar dos problemas para poder dar uma boa aula. Eu queria fazer um trabalho melhor, o colégio queria que eu fizesse um teste mais fácil. Eu queria que os alunos fracos tivessem aula de apoio. Ninguém queria me ouvir, não teve conversa, me demitiram e pronto! Foi muita frustração!”

Fala, professor! O quão diferente o trabalho que você consegue realizar é daquele que você gostaria de poder realizar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário de modo anônimo!